Pandemia e a Redução de Custos Através da Gestão Legal

Em 31 de dezembro de 2019, o governo de Wuhan notificou a OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre uma série de casos de pneumonia cuja origem era desconhecida.

O causador dos problemas respiratórios que acometiam os cidadãos de Wuhan foi logo identificado: um novo agente do coronavírus que causa SARS — sigla em inglês cuja tradução é Síndrome Respiratória Aguda Grave.

O Mundo foi surpreendido por um “inimigo” invisível, altamente contagiante e letal que impactou a economia global. Tomamos, como exemplo, o impacto da Pandemia nas principais bolsas de valores:

E, diante desse cenário caótico, as empresas, inclusive os escritórios de advocacia, travam outra guerra, agora contra os custos e despesas.

Agora e, mais do que nunca, as empresas devem direcionar seus esforços para implementação e melhoria de departamento especializado na otimização, controle e organização da estrutura.

Isto, pois, tal suporte é capaz de gerenciar custos, procedimentos, processos e resultados.

São imprescindíveis os mecanismos eficazes para gerenciamento de informações para que os sócios tomem ações estratégicas acerca de redução de custos, visando a manutenção de resultados satisfatórios.

Somente a compilação, tratamento, análise e apresentação dos resultados do escritório, permite aos sócios a adoção de medidas, metas e estratégias pontuais e eficazes para aumento da produtividade, otimização dos procedimentos, redução de custos, da segurança e, consequentemente, do resultado, inclusive, financeiro. Diante disso, é possível a formalização, pelos sócios, de um planejamento estratégico.

Uma das mais importantes ferramentas será a tecnologia, pois está diretamente associada à otimização dos fluxos da informação no mundo.

Podemos destacar diversas, como os aspectos regulatórios da internet, a inteligência artificial, o compliance digital, a proteção de dados digitais e a mediação on-line.

É a reinvenção da gestão legal, mediante a utilização das plataformas digitais, através de banco de dados, softwares e sistemas de automação de atendimento aos clientes.

Contudo, não podemos esquecer de outra pedra estrutural: os operadores e como trabalham em equipe.

Destacamos, abaixo, trecho do artigo produzido para imprensa internacional por Michelle Bachelet e Filippo Grandi, respectivamente Alta-Comissária da ONU para direitos humanos e Alto Comissário da ONU para refugiados:

O Covid-19 é um teste não apenas de nossos sistemas e mecanismos de assistência médica para responder a doenças infecciosas, mas também de nossa capacidade de trabalharmos juntos como uma comunidade de nações diante de um desafio comum.

Obviamente, os referidos tratam de uma esfera muito maior, mas as empresas devem valorizar e maximizar, também, a capacidade de trabalho em equipe.

A sinergia entre a tecnologia e o trabalho em equipe eficaz proporcionarão a continuidade das atividades comerciais com resultados financeiros e humanos imensuráveis.

Conclusão

A utilização de ferramenta tecnológica e a capacitação e valorização da equipe são fundamentais não só para a organização dos procedimentos e controles internos, contribuindo para otimização do tempo para o resultado da operação e o planejamento estratégico, mas, nesse momento, para manutenção das atividades de muitas empresas.

 

Por Carmélia Alves

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